BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escolas municipais no Laboratório de Áudio do IPA e também falando aos acadêmicos de Pedagogia e Jornalismo..

Abaixo matéria, e veja vídeos de entrevista, clique aqui




Alunos da EMEF Dep. Victor Issler falando sobre
suas ações na escola.


Articulação entre a Professora Elisângela Ribas (IPA) e do Prof. Jesualdo F. de Freitas (SMED-POA), promove a visita de alunos das EMEFS Victor Isler, Chico Mendes e Marcírio – todas produzindo rádio em seu projeto dentro do Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares.
Inicialmante após as apresentações o professor do IPA Militão Ricardo falou dos softewares utilizados (Audacity e Zararádio), da importância de alunos no ensino fundamental já envolvidos nestas ferramentas – equipamento e linguagem, e da imensa pertinência da Educomunicação neste fazer. De grande proveito a todos, alunos assistiram demonstração de gravação pelos acadêmicos seguido de debate evidenciando que sabem meter a mão na massa tanto no ensino fundamental quanto na academia. Em outro espaço, na mesma noite, foi a sala de aula mista de acadêmicos de Pedagogia e de Jornalismo. Após fala de apresentação de Jesualdo e de Elisângela os alunos e seus professores municipais falaram de sua experiência. A seguir entrevistaram professores e acadêmicos em cerca de 15 entrevistas. Em breve publicadas neste blog e com posterior tratamento de edição pelas rádios de cada escola: Amigos do Som da EMEF Dep. Marcírio Loureiro; da DJTALD+ EMEFs. Chico Mendes e Dep. Marcírio Loureiro. Noite de estudo, noite de festa, noite do cruzamento do saber Universitário e do Ensino Fundamental e com resultado expresso materialmente pelas ações de comunicação em loco visíveis nas entrevistas.




Público atento aos alunos das escolas fundamentais. Em segundo plano da direita para a esquerda Profªs Elisangela Ribas e Nara Raquel Nehme Borges - IPA. Ao fundo academicos de pedagoria e jornalismo e em primeiro plano à esquerda alunos das escolas municipais






Após as apresentações foram realizadas em torno de 15 entrevistas. Para assisti-las, em breve, clique aqui. Não esqueça de acompanhar as produções editadas pelas rádios de cada escola visitante. Você encontra o blog das escola procurando no MENU deste blog.

Vídeos de entrevistas, clique aqui.

12 comentários:

  1. Muito legal a troca, acredito que todos aprenderam muito. O que vcs apresentaram é uma lição de vida. Espero que surjam novos comunicadores deste projeto. Parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  2. Valeu seu comentário! Você é estudante de jornalismo ou de pedagogia?

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Andressa estudante de jornalismo do Ipa,achei super interessante esta iniciativa dos alunos em criar um blog, e nele produzir entrevistas e matérias feitas pelos próprios estudantes. É um desempenho sensacional com qualidade no desenvolvimento das matérias e aprofundamento na apuração dos fatos. Gostaria de parabenizá-los pela capacidade de de todos os participantes de desempenhar este belíssímo trabalho

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante de Jornalismo do IPA e gostaria de parabenizar a todos os responsáveis por esta ação. Particularmente, eu utilizo estes programas de edição de áudio no meu programa de rádio. Assim sendo, sei da grande importância que é aprender a utilizar estas ferramentas, além do mais instiga aos estudantes a aprendeream a trabalhar em equipe e, quem sabe eles gostem de trabalhar com está área e futuramente sigam o rumo do jornalismo. Novamente, parabéns a todos por esta iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jesualdo, estou aqui dando uma olhada na página e vendo os comentários dos meus alunos, que ótimo!
    A Letícia é do Jornalismo.
    Nos falamos. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Michelle Rossatto Neckel19 de out. de 2010, 20:21:00

    Oi, também sou estudante de jornalismo do IPA e parabenizo a iniciativa da Smed ao criar o Projeto Além Rede, com um blog para a publicação de material produzido por estudantes. As fotos e entrevistas são muito boas. São importantes iniciativas que dão a oportunidade aos alunos de conhecerem o meio da comunicação. E ainda podendo executar um trabalho de comunicador!!! É um grande aprendizado!

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de envolvimento com equipamentos de comunicação desde o ensino fundamental, ajuda as pessoas não só pelo lado profissional, como também pelo lado pessoal.
    A preparação deve começar assim, desde cedo, para que o aluno chegue a faculdade muito mais integrado com os assuntos propostos.

    Daniel Chaves - Estudante de jornalismo.

    ResponderExcluir
  8. daiane, luiza, arthur25 de out. de 2010, 18:36:00

    ATIVIDADE 5


    1)Gostar da mídia que se propôs trabalhar e também gostar do que está fazendo.
    2)Sempre tentar trazer algo novo para aquele programa.
    3)Usar uma linguagem mais simples e de fácil entendimento e a mais próximo de seus ouvintes.
    4)Se for um programa de rádio para criança por exemplo cuidar o linguajar e o que vai para o ar.

    ResponderExcluir
  9. O projeto Além Rede é muito interessante, pois, além de promover a interação entre os alunos, incentiva a produção de tarefas fora da sala de aula. As atividades também ajudam na escolha profissional destes jovens. Por exemplo, neste post que conta sobre a visita dos alunos do projeto Além Rede ao laboratório de rádio do IPA. Eles trocaram experiência com os acadêmicos do curso de Jornalismo e Pedagogia e essa ação demonstra que os estudantes têm interesse em conhecer mais sobre o trabalho que eles realizam e a convivência em um ambiente acadêmico pode incentivá-los a continuar estudando e se profissionalizando.

    (Gabriela Fofonka)

    ResponderExcluir
  10. Excelente esta iniciativa da Prefeitura em parceira com o IPA. Sou aluno da instituição e penso que as universidades devem prestar esse tipo de serviço a sociedade, auxiliando o poder público na área da educação.

    Aproveito o comentário para também parabenizar a Secretaria de Educação de Porto Alegre pela criação e manutenção do projeto Além Rede. É sempre importante manter atividades que estimulem a comunicação e o aprendizado entre as crianças e jovens.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez a Prefeitura de Porto Alegre dá exemplo ao mundo de participação popular, a tão estimada coogestão, já presente na Capital dos gaúchos desde a implantação do Orçamento Participativo. Projetos como esses engrandecem o sonho de uma perspectiva justa e de acesso à todos, além de um possível futuro profissional aos estudantes. Mais do que matérias teóricas, os alunos devem sempre ir a campo, ter experiências novas e, assim, seguir a carreira estudantil com afinco e determinação. Sou estudante do IPA e aprovo este projeto! Parabéns a todos.

    Maurício Gadret Levy - JON81

    ResponderExcluir
  12. A comunicação não se faz dentro de um escritório ou de uma sala de aula. Esta iniciativa de levar os alunos para a rua a para o ambiente acadêmico é de extrema importancia para a educação desses jovens. Essa experiência deveria ser levada à todos os alunos de ensino fundametal e médio. Parabéns a todos os envolvidos.

    Telmo Motta - acadêmico de jornalismo

    ResponderExcluir

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares