Dentro de nossa estratégia de ação pedagógica, de partir de um produto que fique visível de imediato para alunos, professores e comunidade escolar, aproveitamos a organização de um evento que está para acontecer na referida escola e propomos o trabalho em Educomunicação, inicialmente para duas professoras com alunos em faixa etária entre 11 e 12 anos.
Em nosso primeiro encontro na escola, que ocorreu em 30 de agosto, apresentamos a proposta e as possibilidades de aplicações para a sala de aula. Na mesma manhã, fizemos uma breve demonstração destas possibilidades com a realização de uma gravação com alunos das turmas B31 e B32, todos na sala de vídeo. Neste momento orientamos dois dos alunos a entrevistarem, em mini entrevista, seus colegas.
A partir desta apresentação, as professoras Lia e Vera trabalharam com seus alunos e hoje, dia 18 de outubro, retornamos à escola para gravar as produções encaminhadas em sala de aula neste intervalo.
Como a escola está tendo seu prédio reconstruído, e ainda não possui Internet, gravamos a produção. Simultaneamente à gravação, apresentamos a linguagem de áudio, vídeo e fotografia, focando à produção escolar, agora com mais elementos, e partindo do produzido em aula para este fim. Tivesse a escola com o equipamento disponível, teríamos feito anteriormente uma capacitação e a produção seria captada sem nossa presença e publicada no próprio espaço com equipamento digital da escola.
A um só tempo, em ato real, abordamos linguagem e executamos a captação, neste processo do fazer em grupo, no qual todos são atores estreantes e atores impregnados de sua bagagem de vida. Fazer a peça em comunicação, envolve na escola a participação de vários alunos, se para este fim for mediada.
Em breve, neste blog, publicaremos as produções iniciantes, das turmas referidas, que foram várias entrevistas de alunos a seus colegas, a professoras e a uma funcionária. As fotografias e a captação de imagem em movimento foram de autoria dos alunos. A captação total durou uma hora. Assim utilizamos do recurso de velocidade de execução inicial que possibilita o início do trabalho como referimos no blog em “Conceito do Projeto”.
Iniciado o processo, nos aguarda a sequencia na qual discutiremos mais profundamente o que é a Educomunicação, como criar o planejamento envolvendo várias disciplinas, a essencialidade da produção coletiva, da dialogicidade e outros conceitos fundantes da Teoria. Há muito a explorar, há um universo infinito nestas relações entre pessoas, comunicação e educação, há bastante combustível já refinado, há uma grande trajetória pela frente na escola.
Considerando que a Educomunicação muito contribui para a comunicação entre as pessoas, dentro da escola e mesmo nos meios tradicionais existentes na sociedade, e, avaliando a perspectiva pelo envolvimento das professoras e dos alunos, o infinito será pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares