BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Apresentamos o Projeto numa aula aberta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

A convite da Drª Profª Carla Meiners apresentamos o projeto aos estudantes da UFRGS. Abaixo publicamos impressões da Profª Carla referindo-se a esta ação.

No dia dez de outubro de 2011 foi realizada uma aula aberta dentro da disciplina de “ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA II – ENSINO MÉDIO”,  do curso de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrada pelo Professor Jesualdo Freitas de Freitas, coordenador do Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, dentro do Setor de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, teve como temática “as mídias escolares e suas possibilidades pedagógicas no ensino”, enfatizando  as experiências da produção das rádios escolares. A modalidade desse tipo de aula converte-se num espaço aberto ao público em geral, e aos licenciandos em específico, de discussão de relevantes experiências pedagógicas com os autores e atores das mesmas, ou seja, professores atuantes nas redes públicas de ensino.
A participação do Professor Jesualdo foi instigante, pois trouxe para a reflexão a importância de se dar vez e voz aos jovens estudantes, através de ações vinculadas ao uso de mídias alternativas como as rádios escolares. Os estudantes do curso de história da UFRGS colocaram-se diante de uma discussão importante em dois aspectos:
1) O reconhecimento das possibilidades de autoria, tanto de jovens alunos de comunidades da periferia da cidade, quanto de professores da rede pública implicados em projetos de diálogo com as comunidades e de inovação de suas práticas cotidianas.
2) O conhecimento das mídias alternativas, como a produção de programas de rádio, e a visualização de suas possibilidades de seu uso em sala de aula.
O retorno foi muito positivo por parte dos licenciandos.

Ficamos gratificados com possibilidades como esta em que é possível apresentar realizações de escola aos graduandos de Licenciatura, todos sabemos o quanto é importante o contato do licenciando com a realidade que o aguarda num mundo de cruzamentos de novidades metodológicas e tecnológicas na ação de preservação da memória histórica da civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares