BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Oficina de Educomunicação no FISL14

Donizete Soares
Grácia Lopes Lima









Aconteceu em Porto Alegre mais uma edição do FISL - FORUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, O 14º. com oficina de Educomunicação na Sala Paulo Freire, pelos professores Donizete Soares Professor de filosofia, fundador e diretor do Instituto GENS, Membro do Grupo Gestor do Projeto Cala-boca já morreu, porque nós temos o que dizer. Grácia Lopes Lima Doutora em Educação pela FEUSP, Coordenadora do Programa de Educomunicação do Instituto GENS e do Projeto Cala-boca já morreu e coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Faculdade de Educação da USP. Participaram da oficina professores de municípios do RS e da Rede Municipal de Porto Alegre. ApresenAconteceu em Porto Alegre mais uma edição do FISL - FORUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, o 14º. Com oficina de Educomunicação na Sala Paulo Freire, pelos Profsº Donizete Soares Professor de filosofia, fundador e diretor do Instituto GENS, Membro do Grupo taram um histórico da educomunicação no Brasil com sua base comunitária e originária em Mário Kaplún e uma análise da conjuntura história que gerou o modelo fabril da escola e que o mantém até hoje. Sobre a educomunicação pontuaram o seu caráter de trabalho em perspectiva de educomunicação, frisando o aspecto de produção de peças de comunicação de forma cooperativa por parte do aluno, no caso de escola, de maneira a acontecer o seu protagonismo na escolha de tema e no conteúdo a ser produzido e veiculado após análise e aprovação do próprio grupo produtor. 



Ficando claro que educomunicação só ocorre se for nesta perspectiva e considerando outros fatores como  o ato real na produção da peça comunicativa, fator intrínseco da comunicação, carregando de veracidade as ações educativas, sendo tudo de verdade, seja qual for a faixa etária do aluno e que toda a pessoa tem direito a produzir comunicação. 

Além da riqueza da oficina, que proporcionou a produção participativa e negociada dos seus integrantes, em produção coletiva no FISL, que revelou conter prazeres e desafios. Em momento conclusivo ouve uma importante conversa sobre a criação de um grupo ou núcleo de estudos em Educomunicação, constituído pelos participantes e com ingresso de outros membros, desde que todos tenham produção e execução em educomunicação, como um dos critérios de participação na criação e existência deste grupo de estudo.

Importante registrar que alguns professores da Rede Municipal de Porto Alegre, providenciaram a vinda de seus alunos, que trabalham com produção de mídias na escola, para a cobertura do evento. Estiveram presente alunos da DAC-MÍDIAS, da Escola Dolores Alcaraz Caldas, Professora Isabel Oliveira; do Jornal VOZ 470, da Escola Nossa Senhora de Fátima, Professora Georgia Decker; do Jornal FALA VILLA, da Escola Villa Lobos, Professora Michele Silva, e, de alunos do Laboratório de Aprendizagens da Escola Chico Mendes, Professora Regina Andrade Silva.
#alemredenofisl #alemrede #vemprofisl #fisl17 #coberturacolaborativa # educom #radiomorrodacruz











Abaixo duas entrevistas:


Também registramos que professores da rede Municipal apresentaram relato de trabalho desenvolvido com seus alunos, utilizando softeware livre, como anunciamos em matéria anterior. Clique aqui.

No campo da robótica alunos das Escolas Municipais Leocádia, Guerreiro e Saint' Hilaire, acompanhados dos seus professores Suzana Sieber, Jacson Ilha e Márcio Luciano Gomes,  respectivamente, participaram de Oficina de Robótica Livre, destes alguns expuseram protótipos produzidos a partir do Desafio de Energia Solar (INOVAPOA) em 2012.

Um comentário:

  1. Olá, ALEMREDE!

    Que beleza de blogue (em português!)
    Foi um grande prazer ter participado do GT Educação do FISL 14, principalmente pela possibilidade que tivemos de conhecer professores tão interessados em entender mais sobre software livre e o campo da Educomunicação.
    A todos o nosso agradecimento, esperando encontrá-los novamente.
    Um abraço meu e do Donizete Soares

    ResponderExcluir

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares