BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Profª Simone Dullius fala sobre Educom na Escola Liberato - 3º encontro com a Turma B11

Por Simone Rosanelli Dullius


Hoje foi nosso terceiro encontro no projeto da rádio. Foi o momento em que os alunos puderam usar as câmeras e gravadores. Falar o nome, ouvir o nome... a própria voz... Falar trava línguas... Como disse o Jesualdo a palavra do dia foi ESTRANHAMENTO!!! Passar pela experiência de ouvir a própria voz... por mais que já tenham feito em casa com os celulares... fizeram e foram ouvidos pelo pequeno grupo e muitos pelo grande grupo... Alguns gritam, riem... outros se escondem... reações diferentes a uma mesma atividades... mas todos com certeza curtem e curtiram a nossa experiência desse projeto que está em andamento. 

Curtem... pois pedem muito pelo Jesualdo durante a semana... aplaudem sua chegada ;) 

Aos poucos vou me surpreendendo com a turma... com os pequenos avanços de cada novo encontro. Uma turma que tem dificuldade de relacionamento e limites... está conseguindo parar para as combinações iniciais, conseguindo desenvolver por um bom tempo as atividades propostas... Mesmo que na hora das retomadas e das avaliações do trabalho... eles continuem com os equipamentos ligados... alguns ainda entrevistando-se (é difícil parar!!! parar algo que eu GOSTO!!!) mesmo assim... pelo que vivencio com eles no dia a dia... eles estão ORGANIZADOS!!! 

Posso dizer que esse momento que estamos compartilhando, além de aprendizagem está sendo um momento de FELICIDADE... Hoje quando, no final, o Jesualdo pediu para que eu fizesse a minha avaliação de forma oral no círculo... disse o que senti... do meu CONTENTAMENTO com eles... pois estavam conseguindo TRABALHAR... quando terminei começaram a cantar o "Parabéns a você"... não eu não estou de aniversário... ficaram felizes com o elogio... e eles são assim... empolgados... 

Bom... para quem tinha dúvida se seria possível (era um questionamento meu!!!)... desenvolver esse trabalho com uma turma inteira... acho que a resposta está se construindo... até o momento é possível "SIM"!!! 

Aguardemos nossos próximos encontros...

* * *

Por Jesualdo Freitas

A palavra de trabalho foi estranhamento pelo ouvir a própria voz gravada em equipamento. Mas a palavra do dia, com certeza, foi felicidade.

Os alunos não me solicitaram, nem para a Simone, uma sequer questão de relacionamento para mediar. Apenas num grupo não tinham resolvido quem utilizaria primeiro o gravador. Nesta questão solicitei ao líder do grupo que organizasse uma solução. Houve uma solução organizada.

Outra aluna solicitou para eu apagar o áudio. Em tom “grave” sem mencionar outra pessoa. Perguntei porque apagar? Ela respondeu que utilizou uma palavra que não devia. Respondi que apagaria e tudo resolvido.

Vamos continuar informando sobre o processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares