BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educomunicação na Escola Infantil Vila Nova São Carlos

Ouvindo a própria voz
Na manhã do dia 30 de setembro retornamos à escola para tratar especificamente sobre Educomunicação.
Antes de nossa fala a Profª Rafaela Vivian relatou muito bem aproveitado o Quiosque KidSmart: "os alunos monitores tem auxiliado muito os colegas e já conhecem bem os softwares. (...) Alunos cresceram no processo e com rapidez, cita exemplo de uma aluna que ampliou na percepção numérica e que fazem a correspondência entre número e quantidade"
Lembramos que foi idéia da Profª Rafaela a criação do "fotógrafo do dia".
Após este relato animador iniciamos uma apresentação da Educomunicaçã a toos os professores da escola.
Apresentamos slides abordando a conjuntura atual na qual se vê o fenômeno do virtual se tornar presencial e reivindicativo para iniciar uma visão geral da Educomunicação. Um pouco da história de sua formação na América Latina e nua aplicação no ensino formal atualmente.
Ao final para atender o desejo de todos combinamos de retornar à escola com espaço de tempo maior para tratar de como efetivar em sala de aula e como confeccionar equipamentos de estabilização de imagem em PVC, além de realizar exercícios reais de trabalho na perspectiva da Educomunicação. Estes equipamentos, mostrados em slides, mobilizaram emoções. Aguardamos agenda para um novo encontro.

Um comentário:

  1. Esta formação nos trouxe muita euforia pois, evidenciou alguns avanços dos alunos do Jardim B, conforme relato da professora Rafaela, ampliando a percepção numérica e relacionando número e quantidade, são elementos como estes que propiciam um novo aprender, dinâmico e atrativo.
    Em relação à Educomunicação é uma nova visão que se descortina gerando expectativas em relação à comunicação envolvendo o nosso fazer pedagógico. Parabéns!!! Virão outros momentos grandiosos de troca e criatividade!!!
    Assessora EMEI da Vila Nova São Carlos - Marlene Therezinha Rebelatto -SMED

    ResponderExcluir

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares