BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Jardim de Praça Patinho Feio - Educomunicação

EMEIJD Patinho Feio.
Em dois tempos fizemos formação na Escola de Ensino Infantil Jardim de Praça Patinho Feio. a colega Marlene Therezinha Rebelatto deu prosseguimento a formação sobre o Quiosque Multimídia KidSmart da IBM.
Em momento seguinte apresentamos a  Educomunicação em seu aspecto de novo paradigma, comentando a importância do ecossistema comunicativo e discutimos o presente momento das tecnologias no mundo das crianças, dos jovens e dos adultos, aproveitando exemplo citado por uma das colegas da escola. Participara as professoras Palma, Soraia e estagiária Ludimila.
Abordamos também as questões inerentes à Educomunicação como o campo do ensino e o campo da cidadania no processo como um todo.
Depois apresentamos os equipamentos para estabilidade na captação de  imagem. Durante este momento as colegas solicitaram formação específica sobre as linguagens midiáticas. A escola avaliará uma data dentro de sua programação para esta formação.
Deixamos textos e a proposta de voltar para discutir sobre eles.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

EQUIPAMENRO EM PVC



A novidade neste blog são os equipamentos em PVC para estabilizar a imagem na captção (stedicam) e para fazer o movimento (travellling) da câmera.
Confira vários exemplos aqui.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Educom na EMEI Vale Verde

Em ação articulada pela colega Cristina Pereira Lima Santos, para atender solicitação de professoras que trabalham com tecnologias no ensino a fim de a partilhar com mais colegas, estivemos dia 19, na Escola Vale Verde e apresentamos equipamentos para estabilizar imagem; indicamos possibilidades de uso do datashow conectado a câmera fotográfica e possíveis atividades com os alunos.

No propósito para o trato com fotografia e vídeo apresentamos os fundamentos da Educomunicação, deixamos textos sobre o assunto, e auxiliamos na confecção de tripé em PVC.

Numa tarde de alegria e envolvimento  ouvimos surgir idéias para ações com as crianças.

Combinamos de retornar à escola para mais discussões sobre o assunto e para tratar sobre edição em áudio e vídeo a fim de explorar equipamentos presentes na escola junto aos alunos, que já demonstram afinidade com máquina fotográfica e adoram o Quiosque Multimídia KidSmart da IBM.

Com acolhimento na escola percebemos vontade do grupo em explorar com mais conhecimento as possibilidades da comunicação na educação.

Também foi de muito agrado o estabilizador de mão, pequeno, para fotografia ou vídeo. Com este equipamento produziram muitas imagens das quais publicamos algumas aqui.






 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Maravilhoso site para trabalhar com cultura indígena

Atenção colegas professores, educomunicadores, amigos, blogueiros, povo em geral: confiram este link maravilhoso sobre cultura indígena.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

EMEI Vila MAPA II - apresentando a Educomunicação.

Profª Elisabeth Masera.
Cumprindo agenda organizada pela colega Denise Maria Alves Pinheiro da Silva  apresentamos a Educomunicação à Profª  Elisabeth Masera.
Antes porém ouvimos o relato de seu trabalho. A professora Elisabeth falou que trabalha com um projeto denominado "Eu no Mundo" o qual desdobra-se em outros subtemas.
Realiza oficina de fotografia com as crianças. Com experiência de realizações com fotografia desde quando trabalhava na FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania - PMPA) em abrigo de crianças. "A fotografia aproxima pelo seu próprio olhar". As crianças manuseiam a máquina e fazem sua próprias escolhas para fotografar.
Também utiliza o recurso de filmagem. Nesta ação a criança pode se ver e isto causa alegrias.
Realiza várias atividades com estas linguagens durante o ano nas quais as crianças fotografam e filmam nos subtemas "eu e minha escola", "eu e a natureza", "eu e a família".
Pretende realizar um jornal que veicule estas produções. No jornal pretende caracterizar a diferença entre a língua escrita e falada. Neste item pretende entrevistar pais que já foram alunos da escola.
Procura valorizar emoções e definições trazidas pelos alunos em suas relações harmonizando possíveis conflitos.
Após este relato falamos sobre Educomunicação reconhecendo que a professora já a realiza em vários pontos. Indicamos textos sobre o assunto acessíveis na web. E apresentamos equipamentos para estabilização na captação de imagem feitos em PVC.
A professora gostou das idéias apresentadas e propôs a realização de um trabalho juntamente com a assessoria. Fará uma proposta  e combinaremos data para a realização. Em futuro próximo o internauta poderá conferir matéria neste nosso blog.