BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Tainá entrevista Graziela Valença

Emef Porfª Ana Íris do Amaral na conertura educomunicativa
A escola Ana Íris fez cobertura na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, através dos seus alunos da Rádio Íris, circularam pela feira escolheram os entrevistados e fizeram boas fotos.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ABPEducom: Informativo da ABPEducom num ano de vitórias

ABPEducom: Informativo da ABPEducom num ano de vitórias: O segundo número do Informativo da ABPEducom marca a retrospectiva da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicaç...

Temos muito a agradecer


Aos amigos, colegas e conhecidos, temos muito a agradecer, Agradecemos aos amigos e conhecidos aos quais enviamos nossos e-mails divulgando o trabalho dos alunos que muito contribui na necessidade humana de comunicação. Nosso blog registra acessos em diferentes países como alguns na tabela abaixo 


Brasil 29942 
Estados Unidos 3404 
Rússia 1083 
Alemanha 794 
Malásia 454 
Portugal 185 
França 159 
Ucrânia 122 
Holanda 95
 Reino Unido 84 (fonte: Estatística do Blogger).

 Aos amigos de tanto tempo e recentes agradecemos imensamente o reconhecimento o estímulo a este trabalho que se fortalece também pelos comentários construtivos. 
 Aos professores e estudantes de graduação da UFRGS, PUC, IPA que compartilharam este trabalho ao receber os alunos com tanto interesse provocando nestes abertura de horizontes e, principalmente, perspectivas. 
 Aos mestrandos e graduandos (TCC) que dedicaram e dedicam seus estudos ao projeto agradecemos críticas e sugestões que nos fazem avançar. 
 Agradecemos o acompanhamento e participação dos professores da Rede Municipal que orientam o trabalho em mídias com seus alunos que são a propulsão do projeto que insiste em arquitetar um avanço da rede de alunos e ex-alunos. 
 Agradecemos aos colegas da ABPEducom, que muito tem contribuído nos produzindo nitidez do processo, através de suas produções intelectuais e pela exposição de seu trabalho prático, que tem nos impulsionado, gerando certezas e seguranças, numa trajetória que se renova a todo momento, e assim, sedimenta alicerces, como não sendo contradição, mas uma real multiplicidade do entendimento da diferença e sua valorização no convívio humano. 
 Agradecemos a gentileza dos profissionais de emissoras como a TVE, a Rádio da UFRGS a BAND, a PAMPA, a RBS, o Estúdio do IPA, que receberam nossos alunos e isto muito contribui para sua auto-estima. Em disputas – peculiaridade da faixa etária – dizem aos colegas: “da nossa turma um foi na TV”. Também estes tempos de tecnologia acessível nos permitem reprisar momentos revivendo emoções tornando elástico o tempo e inspirando desejos para 2014 na sala de aula e mais espaços. 
 Este agradecimento também é um desejo de que nas duas próximas semanas possam, todos, descansar, compartilhando o simbolismo de confraternização e encontro renovando o fôlego para mais um ano. 
 Que venha 2014 como um condensado de força e energia vital, “virtual”, real, neste nosso mundo de reconstrução permanente. Grande abraço,


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Alunos fazem a cobertura da posse de diretores em Porto Alegre

Neste vídeo de cobertura do evento que deu posse aos nodiretores de escolas do município de Porto Alegre gestão 14/16. Na seqüência a apresentação por alunos da EMEF Leocádia música Pais e Filhos da Banda Legião Urbana, após entrevistas com o Prefeito José José Fortunatti, Secretária de Educação Cleci Jurach, e diretoras e ex-diretoras Salete, Margarete, Luiz, Michele e Carla.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por uma cultura de direitos humanos | United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/por_uma_cultura_de_direitos_humanos/#.UqiOUSet-2V

Por uma cultura de direitos humanos | United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

Esta matéria foi replicada. Para acessar diretamente o site da UNESCO escritório do Brasil, clique em uma das imagens.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/por_uma_cultura_de_direitos_humanos/#.UqiOUSet-2VA série de cadernos Por uma Cultura de Direitos Humanos apresenta 12 grupos de direitos humanos com informações e reflexões sobre o direito ao mais alto patamar de saúde, à alimentação adequada, à educação, à moradia adequada, à participação em assuntos públicos, à opinião e à expressão, à liberdade e segurança, a um julgamento justo, a uma vida livre de violência, e a não ser submetido a castigos cruéis, desumanos e degradantes. Esses 12 direitos são reconhecidos e previstos no International Human Rights Instruments das Nações Unidas. A série foi publicada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em cooperação com a UNESCO no Brasil.



© UNESCO
Brasília: SDH/PR, 2013. 12 volumes.
PDFs dos volumes - (clique nos títulos pra fazer download gratuito):
Para solicitar cópias impressas, consulte o site da SDH/PR.

Conheça a página da Escola Morro da Cruz no face

Divulgamos a página da EMEF Morro da Cruz. Confira, curta, compartilhe.
Clique na imagem.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LEONARDO PIMENTEL ENTREVISTA ALEXIA

Alexia, voluntária no Mercocidades, é entrevistada pelo aluno Leonardo Pimentel da Escola Morro da Cruz numa ação dos Projetos Alunos em Rede e Autoria Digital.

Leonardo Pimentel entrevista Arthur Luís da Veiga - Secretario Adjunto da Juventude

Leonardo Pimentel entrevista Artur - Secretario Adjunto da Juventude, no Mercocidades, numa ação do Projeto Mídias Escolares da Secretaria de Educação de Porto Alegre. Participando a Escola Morro da Cruz.

Lucas entrevista Beloni

Na cobertura do Mercocidades pelo Projeto Mídias Escolares da Secretaria de Educação com alunos da Escola Morro da Cruz de Porto Alegre, RS.

Leonardo Pimentel entrevista Angela Cardoso, SMED Porto Alegre

Leonardo Pimentel entrevista Artur, Secretario da Juventude no Mercocidades

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pamela Rodrigues, 13 anos, entrevista a escritora Katia Pozzer

A aluna Pâmela Rodrigues, 13 anos, da EMEF Victor Issler entrevista a escritora Kátia Pozzer que estava autografando na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. No Projeto Mídias escolares da Secretaria de Educação de Porto Alegre - RS.

Paulo da EMEF Morro da Cruz entrevistado pela colega da EMEF villa Lobos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vitoria Roseana entrevista Amanda no 12º Festvídeo de Guaíba

Na cobertura do 12º Festvídeo – Guaíba – RS Vitória Roseana da EMEF Pessoa de Brum de Porto Alegre, entrevistou a colega Amanda da EMEF São Francisco de Guaíba – RS.

Depoimento da aluna Laura , 14 anos, sobre o 12º Festvídeo – Guaíba - RS

Depoimento da aluna Laura , 14 anos, sobre o 12º Festvídeo – Guaíba - RS

Professora Mírian Oliveira fala sobre a importância dos 12 anos de FESTV...

A Diretora Mirian de Oliveira da EMEF Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Guaíba, RS, fala sobre a importância dos doze anos do FESTVÍDEO.
Lembramos que esta cidade situa-se à margem do Rio Guaíba oposta a Porto Alegre. A cidade que não tem sala de exibição de cinema comemora 12 anos de Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema, afetando alunos do ensino fundamental com a maravilha da arte cinematográfica.

Profª Jaqueline Aguiar entrevista a aluna Camila no 12º Festvídeo

Na rápida oficina no dia da cobertura do 12º Festival de Vídeo e mostra de cinema de Guaíba a aluna Camila da EMEF Anita Garibaldi de Guaíba se revelou, no ato, uma excelente diretora de cena. Veja na entrevista o desprendimento da guria e sua clareza de propósito.
Há alguma palavra para descrever estréia com experiência?

Lucas Scheffer, 12 anos entrevista Florencia Braga

No evento Mercocidades Lucas Scheffer, 12 anos entrevista Florencia Braga.
Cobertura educomunicativa feita por alunos da EMEF Morro da Cruz no Projeto Mídias Escolares da Secretaria de Educação de Porto Alegre

Leonardo Pimentel, 12 anos, entrevista Monica Kapusta

Alunos da EMEF Morro da Cruz fizeram a cobertura do 18º MERCOCIDADES. Numa ação de Mídias Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Nesta entrevista com a argentina Monica Kapusta.
Envolvidos os Professores Fabrício Costa e Jossiane Boyen.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Entrevista Janaina Guaiba

O Projeto Mídias Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, realizou oficina para alunos desta cidade e de Guaíba para a realização conjunta da cobertura do evento 12º Festival de Vídeo Estudantil, Mostra de Cinema Guaíba, RS. Integraram a equipe alunos das EMEFs Nossa Senhora de Fátima e Ver. Carlos Pessoa de Brum da Capital e da EMEF Anita Garibaldi de Guaíba. Ocorreu na seda da ULBRA na cidade do evento.
Confira a entrevista com uma das organizadoras por Guilherme Declerque de Almeida.