#alemrede #fisl17 #coberturacolaborativa # educom #radiomorrodacruz
Marcamos a retomada de 2015 nesta matéria com um
reconhecimento ao trabalho de escolas que publicaram suas produções envolvendo
inclusão digital e educomunicação, em seus projetos de mídias escolares.
Incluímos uma escola que acolheu na sua oficina de robótica a nossa proposta
de cruzamento dos projetos em Robótica Pedagógica e Mídias Escolares -
Educomunicação. São elas Escola Morro da Cruz, Marcírio Loureiro da Silva,
Saint' Hilaire e Anísio Teixeira.
Para conhecer o blog da Rádio MDC, clique na imagem |
Os próprios alunos relatam suas experiências publicadas nos
veículos que alimentam. Há publicações no blog da rádio https://radiomorrodacruz.wordpress.com/,
cobrindo eventos internos da escola com a participação intensa dos alunos e
também eventos externos relacionados ao incentivo à leitura como a 60ª Feira do
Livro de Porto Alegre em que entrevistaram freqüentadores e escritores
incluindo o Patrono da Feira Airton Ortiz.
Nesta feira entrevistaram vendedores em bancas e frequentadores da feira a seu critério e escolha no ato. A entrevista com o Patrono teve
pauta elaborada em sala de aula sob orientação do Prof. Fabrício Costa e Profª Jossiane Boyen Bitencourt. Já os outros
escritores foram escolha dos alunos no próprio ambiente da feira.
No decorrer do ano, tiveram experiências como: integração com a proposta de software
livre no 15º FISL, no qual conheceram amantes e aficcionados, suas produções,
sua filosofia e registraram cobertura midiática.
Antes, os professores mediaram na escola o objetivo do evento na qual apresentaram aos alunos a proposta do mesmo, aproveitando
que o Laboratório de Informática utiliza software livre com equipamentos vindos do Ministério da Educação. No 15º FISL, os estudantes agregaram
a ideia de hardware livre no diálogo com os expositores. Esta ação rendeu aos
alunos conhecer as amplas possibilidades do mundo livre no campo digital e eletrônico.
Também lhes chamou a atenção as possibilidades de construção de impressora 3D
expostas no evento.
Na escola o projeto segue a orientação dos professores para
uma proposta de cruzamento de linguagens midiáticas no espaço pedagógico através
da educomunicação. Articulam o envolvimento com mais professores para a construção
do fazer educomunicativo de modo que os alunos tenham contato mais ampliado
através do envolvimento de mais disciplinas e educadores na mesma sala de aula. A
comunicação é essencialmente interdisciplinar, o que muito contribui no processo
educacional apoiado na educomunicação.
A Profª Jossiane coordena os alunos em espaço específico na
escola, considerando a diversidade de propósitos dos alunos,
oportunizando produção de conteúdo e de comunicação. Ainda apóia os alunos na
edição e publicação de produções advindas das turmas do Profº Fabrício e
do grupo da rádio - neste grupo encontram-se alunos nas produções de vídeo,
fotografia, escrita e áudio. O vídeo abaixo mostra fragmentos da produção de
2014 desta referida escola. Mesmo como fragmento vê-se a riqueza no
envolvimento, no relato de crescimento pessoal, no avanço da capacidade
comunicativa dos estudantes, na consciência desenvolvida e na valorização da
escola e comunidade por parte dos alunos. Chegam a narrar que orientam os novos
professores da escola sobre seu trabalho realizado.
Percebe-se a importância descrita pelos alunos em relação à
proposta de trabalho educomunicativo. É manifestação de auto-consciência, além da versatilidade da contribuição da ferramenta digital no incentivo
ao estudo, ao auto-conhecimento, ao melhor convívio, à percepção de que pessoas
dentro da ação de ensino/aprendizagem interagem e avançam inclusive sobre
fronteiras antes intocáveis, ampliando mentalidade num ambiente que pode ser
rico, inovador, propiciador de protagonismo e de expressão de portabilidades
comunicacionais e culturais de adolescentes e pré-adolescentes do nosso tempo.
BLOG CES20MARCIRIO. Outro registro é o trabalho da Professora Jane Mari Souza,
Graduada em Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de
Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Literaturas de LE e
Especialização em educação de Adultos na Perspectiva da Educação Popular, Educação de adultos, ambos
na UFRGS, que coordena a produção escrita de seus alunos, divulgando
o trabalho da EMEF Marcírio Loureiro da Silva, através
da alimentação no blog http://ces20marcirio.blogspot.com.br/
.
Professora de Língua Portuguesa em exercício de provocar a
produção escrita de alunos ouve deles o desejo de serem lidos por mais pessoas.
Neste caso o binômio educação/expressão recebe apoio da tecnologia digital na
abrangência de mais leitores. Evidente o acréscimo de sentido dos alunos que
puderam conferir que foram lidos por pessoas de cidades de vinte e cinco
estados do Brasil e por pessoas de onze países do mundo em América do Sul,
África, Estados Unidos da América do Norte, Europa e Ásia. Os alunos
adoram este "gadget" (o localizador) e o visitam com frequência para
conferir seus leitores desde a instalação em abril de 2014.
O blog ces20marcírio é uma importante contribuição digital
que permite o acesso a um trabalho de muitos anos no campo da produção escrita
dos alunos, confira aqui: http://ces20marcirio.blogspot.com.br/ ou
clique na imagem abaixo.
Nas palavras da Prof. Jane: "Este blog tem por
objetivo servir como meio de publicação da produção escrita das turmas de Cês
20 da Escola Marcírio Goulart e também registrar a história das demais
publicações já desenvolvidas por outras turmas. O projeto de publicação de
textos de alunos de nossa escola tem sua história iniciada no ano de 1997,
quando a turma 61 produziu, juntamente com outras duas turmas da mesma série da
Escola Gilberto Jorge, o livro "Mapas da Cidade: autoria, identidade e
cidadania", publicado pela Editora Vozes em 1999. Dessa mesma turma
tivemos a produção do livro "Marcírio: sinônimo de memória", uma
publicação que registra parte da história de nossa escola e as impressões e
lembranças que a turma 81, que se formou em 1999, levou deste espaço escolar ao
terminar seu ensino fundamental. Entre 2001 e 2011 o "Jornal com
Bah!" foi o veículo de publicação dos textos dos alunos do Terceiro Ciclo.
E, por último, em 2012, tivemos a "Revista Marcírio" que marcou a
comemoração dos 25 anos do nossa escola."
Nos anos seguintes a produção dos alunos alimentou o
blog com publicações de diferentes gêneros da escrita. Este trabalho, entre
outras revelações, mostra que o universo digital carateriza uma importante
ferramenta que provoca a discussão sobre o fluir da ação da escola
contemporânea do processo e do produto. Ambos com forte peso no envolvimento do
estudante de uma geração que convive com o expressar-se e com o veículo para
expressar-se, com o uso de canais próprios ou redes sociais de
comunicação como parte de si mesma, - seria uma geração NET? - revelando um
momento histórico na sociedade da informação e do conhecimento, valorizado na
ação de sala de aula. A escola, pode qualificar o que circula na internet se
qualificar o estudante.
CENTRAL DE MÍDIAS. Outro registro tratado
aqui é o trabalho da professora Kelly Fernandes, licenciada em Letras Português
e Espanhol pela UFRGS e fazendo especialização em Mídias na Educação,
também na FACED/UFRGS. Na EMEF Saint' Hilaire, trabalha com várias mídias para
felicidade dos seus alunos. A professora apresenta capacidade natural de
agregar colegas de várias disciplinas em ações de produção em mídias
fortalecendo interesse e senso de participação e cidadania dos alunos. A partir
da sala de aula coordenou alunos na
criação de jornal impresso com produção de conteúdo, editado e diagramado por alunos com apoio presencial na sala de aula, num grupo fechado do facebook (edição, pauta, organização de tarefas, etc) e momentos extra-classe. Publicado no blog Central de Mídias juntamente com produções de vídeo, cinema, rádio e uma revista.
criação de jornal impresso com produção de conteúdo, editado e diagramado por alunos com apoio presencial na sala de aula, num grupo fechado do facebook (edição, pauta, organização de tarefas, etc) e momentos extra-classe. Publicado no blog Central de Mídias juntamente com produções de vídeo, cinema, rádio e uma revista.
Destacamos neste trabalho, a associação de várias
estratégias, ou ações do viver, como que que se queira denominar, em que
combina diversas ferramentas e incorpora participação de diversos professores
com alunos de diversas turmas. Evidência da reunião de pessoas e de recursos
digitais como procedentes, congruentes, convergentes, producentes, enfim:
pode-se viver a Era Digital na escola em que estamos. Como nunca antes, a
publicação destes feitos torna visíveis os movimentos inovadores no interior da
escola.
Dentro do processo os estudantes criaram outros canais no
youtube. Também há publicações na página do Facebook,
Clique aqui.
ROBÔ FEIRINHA. Na EMEF Anísio Teixeira fizemos uma proposta
à Profª Luiza Angélica Luz, Graduada em Matemática e Pós em Educação
Matemática, pela PUC-RS, que consta de um cruzamento de projetos. Seria a
produção dos estudantes da oficina de Robótica Pedagógica e de peças de comunicação
sobre suas realizações. Os alunos devem alimentar um blog narrando processos e
apresentando produtos comunicativos em diferentes tipificações, com o objetivo
mais precioso de criar vídeo-aulas sobre as realizações. Acrescendo a esta
experiência a escrita para sistematização das discussões e descobertas na
oficina. Postada em grupo fechado no facebook, construindo o hábito de escrever
com certa frequência, para potencializar a comunicação no grupo de robótica. A
comunicação viabilizando a expressão e articulação de sujeitos. Escrever é
organizar o próprio pensamento, é desvelar o mundo. Seu hábito é prazer.
Na seqüência deste propósito os alunos criaram um robô para
captação de imagem com capacidade de mover-se controlado por tablet. O robô foi
apresentado na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, carregando "em
mãos" um livro sobre o Arduíno, que é um hardware livre. Ao trabalhar com
hardware livre, os estudantes também trabalharam com software livre e
utilizando lixo eletrônico.
Os estudantes o denominaram de Robô Feirinha. O processo de
construção deste robô será veiculado na Internet em uma vídeo-aula.
Esta ação conclui o ciclo inicial de ações associando
robótica e educomunicação. Conheça mais sobre o projeto de robótica em http://roboticaatx.blogspot.com.br/
e confira o Robô Feirinha aqui.
Importante a afirmação deste trabalho da Oficina Pedagógica
da EMEF Anísio Teixeira marca também o primeiro produto feito na oficina de
Robótica Pedagógica em processo de propiciar produções e concepções com
robótica livre com foco pedagógico e meta-reciclagem – utilização de lixo
eletrônico e digital, software livre e hardware livre.
O Robô Feirinha foi construído utilizando Placa Arduíno e
materiais reaproveitados, utilizando um módulo bluetooth que pareado com
um equipamento com sistema Android (tablet ou celular) pode ser remotamente
controlado. Saiba mais
sobre a robótica na Rede Municipal de Porto Alegre, clique aqui.
O robô captou varias imagens no âmbito da feira do livro de
Porto Alegre, ganhou atenção dos visitantes, foi registrado em entrevista à
Rádio Software Livre na qual os alunos explicaram o processo de construção
apontando aspectos mecânicos, eletrônicos e de programação. Abaixo um vídeo em
que a jornalista da Rádio Software Livre coordena os alunos para fotografá-los
capturado a partir do Robô Feirinha.
Há mais imagens da cobertura através do ângulo de visão do
robô publicadas no blog da Oficina Pedagógica da Escola.
Ações como estas demonstram que a escola pode acompanhar e
produzir conexões num mundo tecnológico. Pode mais, pode disponibilizar ao
estudante a escolha do que produzir e do que publicar, afirmando que é viável e
que é importante mais do que estar conectado, estar participando, estar
propondo. Comunicar é intervir, é construir. Cidadania, mais do que conexão é
participação. O professor contribui no processo com o conhecimento histórico
acumulado e produzido pela civilização como suporte à iniciativa, criatividade
e necessidade indicada pelo estudante.
Tanto melhor quando estes processos apóiam-se em uma
teoria, que encontra-se amadurecida e amadurecendo ainda mais, cuja discussão e
produção no campo acadêmico e no campo de instituições educacionais em espectro
abrangente pela trajetória formal e informal.
Nota-se cada vez mais que o aspecto comunicacional na
existência mobiliza, haja vista a adesão de pessoas de toda a idade e condição
social às inúmeras possibilidades no mundo digital, revela uma necessidade de
comunicar-se com maior ou menor elaboração de pensamento ou mesmo
espontaneamente. A comunicação incentiva e valoriza o ser pelo inerente
convívio e troca de saberes, experiências, expectativas... quanto melhor num
contexto de educação escolarizado com ecossistema educomunicativo.
Sobre a potencialidade da comunicação/educação Ismar Soares
aponta um axioma que afirma "que toda comunicação - enquanto produção
simbólica e intercâmbio/transmissão de sentidos - é em si, uma "ação
educativa": "(...) defendemos a tese, segundo a qual uma comunicação
essencialmente dialógica e participativa, no espaço do ecossistema comunicativo
escolar, medida pela gestão compartilhada (professor/aluno/comunidade escolar)
dos recursos e processos da informação, contribui essencialmente para a prática
educativa, cuja especificidade é o aumento imediato do grau de motivação por
parte dos estudantes, e para o adequado relacionamento no convívio
professor/aluno, maximizando as possibilidades de aprendizagem, de tomada de
consciência e de mobilização para a ação. A essa precondição e a esse esforço
multidisciplinar denominamos educomunicação" (**).
Com certeza se pode afirmar que a escola, hoje, contém em seu
interior a força de um
novo paradigma como a Educomunicação.' Dialogar é preciso!...' Se possível acesse os blogs dos alunos e poste comentários, participe também.
(*) Jesualdo F. de Freitas, Prof. de História, Educomunicdor, Assessor referência do Projeto AlemRede-Mídias Escolares, Sócio da ABPEducom.
Márcio Gomes, Assessor em Robótica Pedagógica.
(**) ISMAR SOARES. Sócio fundador e presidente da ABPEducom (http://www.abpeducom.org.br/). Vem colaborando, ao longo das duas últimas décadas, para que o conceito da educomunicação seja operacionalizado em níveis municipal, estadual e federal, através de políticas públicas, permitindo novas formas de gestão da comunicação nos processos educativos sejam implementadas. Para tanto, contribui para projetos como: o "Educom.TV" (2002), o "Educom.rádio", (2001-2004) e o Curso a distância "Mídias na Educação" (2006-2012). Leia mais.
ARDUINO - É uma
plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa
micro-controladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código
para a placa.
BLUETOOTH - provê uma maneira de conectar e trocar informações entre
dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras,
câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de
rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth).
No caso conectou um tablet a placa de Arduíno.
EMEF - Escola Municipal de Ensino fundamental.
FACED - Faculdade de Educação.
GADGET - Na Internet ou mesmo dentro de algum sistema computacional (sistema
operacional, navegador web ou desktop), chama-sewidget, mas vezes também
chama-se de gadget algum pequenosoftware, pequeno módulo, ferramenta ou serviço
que pode ser agregado a um ambiente maior.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget) Bluetooth é uma especificação industrial
para áreas de redes pessoais sem fio(Wireless personal area networks – PANs)
consideradas do tipoPAN ou mesmo WPAN 1.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget)
SMED - Secretaria Municipal de Educação.
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
15° FISL - Fórum Internacional de Software Livre.
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