BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

terça-feira, 24 de março de 2015

Vídeo de bolso saiba como fazer

 Copiamos abaixo a matéria sobre vídeo de bolso da VIRAÇÃO EDUCOMUNICAÇÃO.
Veja como é possível e interessante. 
 
Use e abuse desta mídia, que é acessível em todos sentidos
Equipe Viração
O termo “vídeo de bolso” está sendo bastante usado por uma galera que trabalha com comunicação, no campo do audiovisual. Esse formato “de bolso” traz a ideia de utilizar ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos.
O diferencial desse jeito de se fazer vídeos dessa forma é a praticidade do processo de gravação dos quadros e das cenas. Se você quiser fazer uma gravação de qualidade, não vai precisar de uma super aparelhagem de luz, ou uma câmera profissional. Precisará apenas de um roteiro legal, uma situação que te inspire, um tema interessante e o principal – libertar a sua criatividade!
O que posso usar para captar imagens?
Telefones celulares, computadores de bolso, tocadores de vídeo portáteis, tocadores MP4, câmeras fotográficas digitais, câmera de vídeo digital/analógico e webcam. Vejamos agora as especificidades de alguns destes aparelhos:
Celulares: O ponto forte de trabalhar com celulares é que eles são fáceis de transportar. O ponto fraco é a qualidade de imagem (de 0.3 a 3 MPX), baixa capacidade de armazenamento (de 2MB a 2GB). Ideal para momentos repentinos ou intervenções rápidas e sintéticas.
Formato de captura mais comum de vídeo: M-JPEG-4 e 3GP.
Câmeras digitais fotográficas:
Cada vez mais compactas, não deixam de garantir uma boa qualidade de vídeo e ótima capacidade de armazenamento. Perfeita para cenas mais compridas e que precisem de mais estabilidade.
Formatos de captura mais comuns de vídeo: M-JPEG-1, M-JPEG-2, MJPEG-4, AVI e MOV.
Câmeras digitais de vídeo:
Apesar do alto preço das fitas e de chamar muito a atenção, a câmera digital possui uma ótima qualidade de vídeo e uma boa capacidade de armazenamento. Excelente para curtas-metragens.
Os formatos de captura mais comuns de vídeo: DV, AVI, M-JPEG-1, MJPEG-2, M-JPEG -4 e MOV.
Webcams:
Captação por meio da placa de captura de televisão, webcam, câmera IP e captura de tela. Com qualidade não muito boa de imagem, o arquivo garante um tamanho pequeno. Para captar a imagem basta ter um programa específico que grave a partir da tela do monitor.
Editando
Para editar o material, o ideal é fazer a edição direta, ou seja, durante a gravação da cena você deve preocupar-se com a qualidade do áudio, verificar se não há ruídos no local onde está sendo gravado o material, manter-se atento com a estabilidade da mão para a cena não ficar tremida e cortar com a opção “pause” do aparelho (em vez de finalizar cada cena com “stop” para ter que juntar tudo numa edição em computador).
Caso queira inserir músicas, legendas, fazer cortes diferenciados ou inserir outras imagens e vídeos, você precisa baixar algum programa de edição de vídeos.
Dois programas que podemos citar é o “VideoPad Video Editor 2.11” e o “Windows Movie Maker” – são fáceis de usar e leves para o computador.
Passo-a-passo resumido
- Capture o vídeo com alguma ferramenta que esteja ao seu alcance. O material gravado ficará na memória interna ou no cartão de memória;
- Transfira os arquivos capturados pelo cabo USB, bluetooth, infravermelho ou o cartão de memória para um computador;
· Faça uma edição simples.
Se for um vídeo, selecionar o trecho a ser publicado e fazer alguma alteração se necessário.
- Visualizar o vídeo.
- Compartilhar o vídeo.


Veja também possibilidades de confeccionar estabilizadores de imagem com canos PVC  e VELCRO, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares