BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bombando o VI Educom e III Educom Sul

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NO VI EDUCOM E III EDUCOMSUL SUPERAM AS EXPECTATIVAS Após o encerramento, no dia 20 de abril, do período de inscrições para a apresentação de papers no cronograma de atividades do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul (Porto Alegre, 10 a 12 de junho de 2015), constatou-se que, ao todo, foram inscritos 152 propostas, sendo 88 trabalhos científicos e 64 relatos de experiências. Somam-se a estas propostas um total de 14 pôsteres. A esta produção acadêmica somam-se as 17 palestras que serão ministradas em quatro mesas redondas, além de sessões de cinema, com exibição (e debate) de filmes sobre o tema do evento. No momento, os pedidos de inscrição dos trabalhos estão sendo examinados pela Comissão Científica do VI Encontro que terá até o dia 30 de abril para apresentar o resultado das análises. A secretaria executiva do VI Encontro elaborou o quadro que segue, mostrando o número de trabalhos enviados para serem apresentados nos eixos temáticos do evento, veja aqui.  Foram inscritos 14 PÔSTERES.

AfroeducAÇÃO seleciona filmes para discutir racismo

Consciência negra o ano todo! A ONG AfroeducAÇÃO selecionou filmes para propor uma discussão sobre racismo. Confira: http://abr.ai/1tl6nJ9

Presença Negra em Porto Alegre.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Módulos UNO para escolas do município

Alunos da escola Morro da Cruz fizeram a cobertura do evento MOSTRA DE ROBÓTICA e entrega de Módulos UNO.
A maioria dos alunos da Rádio MDC estrearam em cobertura externa à escola, entrevistaram autoridades, professores e colegas que atuam em oficinas pedagógicas de robótica.
Em breve no site da Rádio https://radiomorrodacruz.wordpress.com/ os alunos publicarão entrevistas e fotografias. Aguarde.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Três décadas de educomunicação na América Latina é tema de publicação da OCLACC

Três décadas de educomunicação na América Latina é tema de publicação da OCLACC


"Tres décadas de educomunicación en América Latina: caminos desde el Plan DENI" traz importantes reflexões sobre os referenciais históricos e suportes teóricos da Educomunicação. A publicação inicial foi realizada no ano 2000 a partir de uma investigação de Pablo Ramos, de Cuba.

Veja o tema da SIGNIS ALC (antiga OCLACC) sobre o assunto que disponibiliza o livro para aqueles que desejarem conhecê-la.

O prólogo da obra "Una obra que rescata la historia e impulsa el futuro" foi escrita pelo presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares. Entre citações no corpo do texto, notas de rodapé e citações, há 37 referências à contribuição do professor Ismar no campo da Educomunicação.


Con el título “Tres décadas de educomunicación en América Latina: Caminos desde el Plan DENI”, la Organización Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicación, OCLACC (hoy SIGNIS ALC), publicó en el año 2000 un libro que sistematiza una investigación realizada por Pablo Ramos (Cuba), en el que se aporta con importantes “referenciales históricos y soportes teóricos de la “Educomunicación”, y que ahora Signis ALC pone a disposición en una versión digital. 
“En este libro, rico en experiencias en el campo de la Educación para los Medios, la OCLACC rescata una deuda con el pasado de sus instituciones nacionales, además de iluminar los caminos recorridos por quienes en América Latina –reconocidos autores o maestros anónimos– han dedicado imaginación, sabiduría y voluntad política a las experiencias en torno a la promoción de receptores críticos y de promotores activos de acciones comunicacionales”, dice uno de los teóricos más importantes de América latina, Ismar de Oliveira. 
En la obra, de una “manera creativa” el autor parte “del impulso fundador de Luis Campos Martínez, creador del Plan DENI, elabora la síntesis del pensamiento latinoamericano sobre la Educación para la Comunicación. Se trata de un texto sólido, indispensable para quienes están inmersos en la labor educomunicacional, especialmente para las jóvenes generaciones de especialistas en la materia.


El libro está disponible en una versión digital íntegra, y por capítulos.
Acceda aquí a la publicación
Tres décadas de educomunicación en América Latina: Caminos desde el Plan DENI (Versión completa)
* Prólogo
Hacia la actualización de experiencias de Educación para la Comunicación en América latina
Hacer caminos
La edad ¿”media”?
Las otras ventanas del aulaAS OTRAS VENTANAS
Educación para la comunicación
* Modelos de Educación para la Comunicación
Formación
Investigaciones
Difusión: Festivales y Muestras
*Difusión: Redes y espacios de encuentro y Diálogo
Producción
Argentina
Bolivia
Brasil
Chile
Cuba
Ecuador
México
Perú
República Dominicana
Uruguay
Venezuela
Caminos hacia el futuro
Replicado de ABPEducom.


6Educom e 3ºEducomSul - PRORROGADO PRAZO PARA PARTICIPAÇÃO COM TRABALHOS

Por solicitação dos interessados em participar com trabalhos no VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III EducomSul, o prazo para apresentação de trabalhos foi prorrogado para 20 de abril de 2015. As inscrições para participação no evento irão até o dia 30 de maio de 2015.