Ações de Mídias Escolares - Educomunicação
Secretaria de Educação - Inclusão Digital
Porto Alegre – RS
Das formações realizadas à noite na Secretaria de Educação
da PMPA uma delas sobre fanzine da qual publicamos
matéria aqui.
Agora publicamos artigo sobre esta ação com o seguinte resumo:
O presente texto aborda como o fanzine pode ser utilizado
por educadores como ferramenta pedagógica com a função de contribuir para
aprendizagem efetiva do educando. Pois, a produção do fanzine aproxima o aluno
do ambiente escolar, e faz com que se sinta autor das representações que faz do
mundo, estabelecendo assim um sentimento de identidade e pertencimento à comunidade
escolar, além da sua própria de convívio, elevando a sua autoestima, tal
favorece a aprendizagem tanto quanto potencializa o exercício de cidadania.
Para evidenciar isso, na primeira parte deste artigo pretendese elucidar
alguns aspectos conceituais desta forma de revista artesanal, assim como sua
utilização por diferentes grupos. Já, na segunda parte vamos apontar o método de
construção de fanzine abordado na Oficina Fanzinando: entendo o universo dos
fanzines, uma proposta de modelo de produção de fanzine ofertada pela
Assessoria de Inclusão Digital/SMED/PMPA, esclarecendo cada parte de sua
produção. Em sua última parte vamos apresentar alguns fanzines produzidos por
educadores/educandos que participaram da oficina, como alguns de seus
comentários sobre o processo de sua construção. Leia na íntegra
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